Logo | Uniprag

Central de Atendimento: 0800 704 1528


Redes Sociais:

praga de grãos

Controle de Pragas de Grãos

Silo de armazenamento de grãos

Um dos grandes desafios da indústria alimentícia se manifesta principalmente em locais que reúnem condições ideais para instalação e desenvolvimento desses insetos. O drama restrito anteriormente as grandes operações de armazenamento, como os silos, unidades logísticas e de processamento de grãos, hoje habita a maioria das dispensas, pequenos depósitos de alimentos e unidades de varejo.

O registro de pragas de grãos em grandes estruturas pode provocar o comprometimento na utilização de um determinado produto causando sérios danos econômicos. Nos ambientes menores ou domésticos, além de pequenos prejuízos, o nível de estresse com a presença de insetos voando, ou tomando por completo as embalagens de cereais e grãos é relato constante nos nossos departamentos de atendimento ao cliente.

O que fazer quando se tem esses insetos na dispensa?  Na grande maioria dos casos, um descarte criterioso de todos os produtos contaminados e uma boa higienização do local, deve estabelecer a paz novamente. Em muitos casos o nível de infestação chega a um ponto onde apenas uma intervenção química resolverá.

Atendimento Rápido!

  • Arraste o círculo para realizar o envio
    Por favor valide o formulário antes de enviar.

Controle de pragas de grãos armazenadosDentre as espécies mais comuns está o Besourinho dos cereais (Coleóptero), o Gorgulho dos cereais (Sitophilus oryzae e Sitophilus zeamais) e a Traça dos cereais (Lepidóptero). Durante o processo, os insetos são removidos junto de suas fontes reprodutivas.

Como resolver um problema de maior intensidade nas áreas profissionais de armazenamento, distribuição e comercialização de alimentos?  Uma das formas de controle destes insetos é através da metodologia conhecida como EXPURGO ou FUMIGAÇÃO dos grãos, que é a eliminação de insetos encontrados nos produtos armazenados em todas as fases de seu crescimento, buscando sempre o controle mais amplo possível. Este procedimento é feito com uso de produtos conhecidos como fumigantes, sendo o fosfato de alumínio (fosfina) o mais utilizado.

Esta operação de expurgo tanto pode ser realizada com os grãos a granel que são depositados em silos verticais, horizontais ou armazéns graneleiros, como em produtos  ensacados.

Em grãos armazenados em silos ou armazéns graneleiros, há diferentes formas de colocação das pastilhas para expurgo dentro da massa de grãos.

A fosfina é um gás inodoro, portanto, o odor de etileno “carbureto” (gás de alerta) tem o objetivo de advertir as pessoas que trabalham com este produto ou se encontre nas proximidades dos locais onde a mesma está sendo usada, que a fosfina está sendo manipulada no ambiente. A pastilha do inseticida começa a liberar o gás uma hora após entrar em contato com o ar, entretanto, dependendo das condições de temperatura e umidade, este tempo pode ser mais reduzido. Razão pela qual, aconselha-se que a distribuição do produto, seja o mais breve possível e, após a aplicação se evite a presença de pessoas e animais no local onde esta ocorrendo à ação.

As unidades da rede UNIPRAG estão a disposição para avaliar a dimensão do problema com pragas de grãos e desenvolver um programa de controle eficiente e acima de tudo extremamente seguro.

LIGUE PARA A UNIPRAG MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ


Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo:

  • Arraste o círculo para realizar o envio
    Por favor valide o formulário antes de enviar.

Solicite Orçamento

  • Arraste o círculo para realizar o envio
    Por favor valide o formulário antes de enviar.