Logo | Uniprag

Central de Atendimento: 0800 704 1528


Redes Sociais:

praga ratos

Ratos

Os roedores compreendem 2000 espécies que representam cerca de 40% das espécies de mamíferos existentes. Destas, apenas cerca de 50 espécies são consideradas como pragas globalmente, a maioria concentrada na família Muridae. Existem três espécies que se sobressaem como pragas urbanas, por terem distribuição cosmopolita e por apresentarem diferenças comportamentais importantes, que interferem diretamente nas estratégias de controle.

Em relação aos danos econômicos, há estimativas de que danifiquem de cinco a dez vezes mais do que consomem de alimentos, destruindo cerca de 20% da produção mundial de grãos. Essa destruição ocorre desde a produção de alimentos no campos, passando pelo transporte e armazenamento até sua distribuição nos mercados e armazéns. Devido ao crescimento contínuo dos dentes incisivos, roem continuamente, para se alimentar, para ganhar acesso aos ambientes e para desgastar os dentes, sendo responsáveis por muitos curto circuitos e incêndios ao roerem fiações elétricas.

Os roedores podem transmitir diversas enfermidades ao homem e seus animais domésticos, dentre os quais se destacam a leptospirose , hantavirose, salmonelose e febre por mordedura. As ações de uma Controladora de Pragas, ou Dedetizadoras, como ainda são conhecidas essas empresas de Saúde Ambiental, são portanto, mais do que uma questão de higiene ou segurança alimentar. Trata-se de promoção a saúde pública.

As três espécies de roedores urbanos mais comuns no Brasil são:


  • Rattus norvegicus(ratazana, gabiru, rato de esgoto)

  • Rattus rattus(rato de telhado, de forro, rato preto)

  • Mus musculus(camundongo, catita)

Ratazanas

Tem hábitos extradomiciliares, são ótimas escavadoras. Costumam construir suas tocas no solo, sendo comuns nos esgotos. Buscam alimentos nas lixeiras, em quintais, terrenos baldios, quase sempre nas áreas externas. São encontrados também em mercados, armazéns e mais raramente dentro das casas. São hábeis nadadoras podendo alcançar a área interna das edificações mais antigas pela rede de esgotos. Os adultos tem peso médio corporal superior a 300 gramas.

Ratos de Telhado

Tem hábitos intradomiciliares. É cada vez mais comum nas grandes metrópoles brasileiras, tendo sua dispersão facilitada pelas características de verticalização das grandes cidades. Também tem tido sua dispersão favorecida pelos modelos de construção e decoração dos prédios modernos que com seus forros falsos e galerias técnicas para passagem de fios e cabos, permitem o abrigo e a movimentação vertical e horizontal dessa espécie. São ótimos escaladores, tem o corpo delgado com focinho pontiagudo e orelhas e olhos grandes, chegando a pesar até 250 gramas.

Camundongos

Tem hábitos intradomiciliares, sendo frequentemente encontrados em cozinhas, dentro de fogões, máquinas de lavar, caixas e gavetas de arquivos. Normalmente infestam as edificações através do transporte passivo dentro de caixas , embora possam habitar raramente as áreas externas e a partir daí entrarem nas edificações. Tem o corpo pequeno, pesando em torno de 20 gramas, com grandes orelhas e olhos pequenos. A maioria das pessoas confunde-os com filhotes de ratazanas, mas estes quando saem do ninho e se expõem, já tem o dobro do tamanho de um camundongo adulto.

A rede UNIPRAG possui profissionais capacitados para elaborar programas de desratização, detectar as espécies infestantes dos estabelecimentos de seus clientes, e treina e avalia continuamente seus colaboradores para garantir a melhor solução em controle de ratos, seja em implantação de programas CIP ou MIP, seja em ações pontuais de controle das diversas espécies indesejáveis de roedores.

LIGUE PARA A UNIPRAG MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ


Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo:

  • Arraste o círculo para realizar o envio
    Por favor valide o formulário antes de enviar.

Solicite Orçamento

  • Arraste o círculo para realizar o envio
    Por favor valide o formulário antes de enviar.