Logo | Uniprag

Central de Atendimento: 0800 704 1528


Redes Sociais:

praga carrapato

Carrapato

Embora a maioria das consultas ao tema sejam demandadas por conta dos cães de estimação, ou em percentual bem menor, para tratamento de haras, chácaras e sítios, vamos propor de inicio a você que pense em outras possibilidades além do combate aos carrapatos nos cães e nos cavalos. Imagine que ao retornar de um passeio dominical com a família, você não traga apenas as fotos da natureza e daquele bando de capivaras. A coceira começa a tomar conta e somente aí você observa aqueles minúsculos bichinhos “vermelhinhos” pelo corpo. Da pra imaginar a cena? Talvez você tenha começado a se coçar de imediato, apenas sendo transportado pela imaginação.

Quem teve o desprazer de sentir o contato na forma larval (micuim), ou a forma adulta na própria pele, mesmo que por poucos minutos, consegue imaginar o sofrimento de qualquer animal infestado por carrapatos. Além de todo desconforto e irritação, há evolução das feridas e o risco de diversas doenças. Nesse caso em especial a febre maculosa, caso esse “carrapato estrela” esteja contaminado com a bactéria do gênero Rickettsia.

Atendimento Rápido!

  • Arraste o círculo para realizar o envio
    Por favor valide o formulário antes de enviar.

Carrapatos são parasitas de aves e mamíferos e pertencem  a classe aracnídea, sendo portanto do mesmo grupo das aranhas e escorpiões. São centenas de  espécies, porém as  mais comuns e de  maior interesse econômico e sanitário são mesmo o carrapato estrela e o carrapato do cão. Além da questão de saúde publica, onde é vetor de doenças como a febre maculosa, babesiose canina e doença de Lyme, eles impactam negativamente a economia em sentido mais amplo. Evitar e/ou eliminar carrapatos, caso haja o mínimo registro, é uma obrigação e um gesto de carinho e atenção com o animal por parte do seu dono. Além do mais se você reside em um condomínio, é fato que esses bichos irão incomodar seus vizinhos ou infestar outros animais que possivelmente estão sendo cuidados. Não permita que qualquer empresa que oferte o serviço de “dedetização para carrapatos” (termo inclusive inadequado, veja aqui), oriente no tratamento do seu animal. Os animais precisam do acompanhamento do veterinário, e a nós da UNIPRAG caberá apenas o tratamento do ambiente. Entenda melhor lendo a nossa página “controle de carrapatos”.

AS DUAS ESPÉCIES DE CARRAPATOS MAIS COMUNS NO BRASIL SÃO:


  • RIPHICEPHALUS SANGUINEUS

  • AMBLYOMA CAJENNENSE

RIPHICEPHALUS SANGUINEUS

Com a crescente acolhida de cães nos lares, a ocorrência de carrapato do cão (Riphicephalus sanguineus), aumenta a todo instante. Nas residências ele encontrou ideais condições para o seu desenvolvimento e proliferação. Outra característica é o geotropismo negativo, procurando se afastar do solo para se abrigar e realizar a ecdise, buscando então se alojar em locais mais altos. Somente 5% dos carrapatos estão alojados no animal, a imensa maioria está dispersa no ambiente, entocando-se em frestas entre tijolos, vão de telhas e vigas, e outros locais.

AMBLYOMA CAJENNENSE

O Carrapato estrela tem como característica, parasitar diversos hospedeiros, como bovinos, eqüinos e outros mamíferos como a capivara que comentamos acima. È uma praga que tem causado crescente preocupação, com noticias recorrentes de casos de óbito causados pela febre maculosa. O Amblyoma Cajennense, realiza três repastos. Na fase larval é conhecido popularmente como micuim. É capaz de transmitir a febre maculosa em todas as suas fases, principalmente na fase adulta.

LIGUE PARA A UNIPRAG MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ


Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo:

  • Arraste o círculo para realizar o envio
    Por favor valide o formulário antes de enviar.

Solicite Orçamento

  • Arraste o círculo para realizar o envio
    Por favor valide o formulário antes de enviar.