Você consegue imaginar qual o inseto emite o som mais alto?

Todo mundo que já ouviu o canto da cigarra sabe reconhecê-lo como um dos maiores sons da natureza já que esses pequenos insetos emitem um som enigmático bastante alto.

John Petti, que era da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, decidiu descobrir qual o é inseto mais barulhento no mundo. Para isso, Petti foi atrás de pesquisas e consultou outros profissionais que estudam os insetos (entomologistas) para saber quais poderiam ser as espécies mais barulhentas.

Grande parte dos candidatos são da ordem Orthoptera (grilos e gafanhotos), incluindo um tipo de grilo campestre da Malásia, uma espécie chamada Circotettix Rabula e outra conhecida como grilo-toupeira, que ganhou o prêmio de mais barulhento neste grupo, com 96 decibéis a uma distância de 50 cm.

Descobriu-se também que várias espécies de cigarra emitem sons ainda mais altos dos que estamos acostumados a ouvir por ai. O som mais alto identificado foi um canto de alarme de 108,9 decibéis emitido por uma Tibicen walkeri, da América do Norte.

Petti então decidiu considerar  o volume mediano para apontar o vencedor. A T. Walkeri, a 50 cm de distância, chegava a 105,9 decibéis, não tão alto quanto os 106,7 decibéis da Brevisana brevis, uma cigarra africana.

Apesar disso, a B. Brevis, que pesa 0,3g quando seca, pode não ser a detentora desse título para sempre. A gigantesca cigarra Imperatriz do sudeste asiático pesa cerca de 2g. Pessoas que já ouviram seu canto dizem que ele é extremamente alto, mas nunca foi medido cientificamente. Pode ser que a Imperatriz possa conquistar o recorde.

Fonte