Relação entre zika vírus e microcefalia

Sobre o vírus Zika

O Zika vírus é transmitido pelo mosquito do gênero Aedes, como o Aedes aegypti, que também causa a dengue.

O mesmo mosquito também está relacionado com a febre amarela, febre do Nilo e encefalite japonesa. No Brasil já foram confirmados 3 óbitos relacionados ao vírus, incluindo uma bebê do Ceará.

Ainda não há uma vacina e nem um tratamento específico para o Zika vírus, apenas medidas para aliviar os sintomas. Os métodos preventivos são os mesmos contra a dengue: não deixar foco de água parada para evitar a proliferação do mosquito.

(Foto: AFP Photo/Patrice Coppee)

Existem registros surtos anteriores de Zika, mas nenhum que apresentasse mesmo grau.

No ano de 2007, foram registrados casos de infecção do vírus na ilha de Yap, que integra a Micronésia, no Oceano Pacífico. Este foi o primeiro registro do vírus fora de sua área geográfica original, ou seja, África e Ásia.

Já no final 2013, houve um surto do Zika na Polinésia Francesa, também no Pacífico, onde mais de 10 mil casos foram diagnosticados.

Relação entre o zika e a microcefalia

Ainda há muitas questões a serem resolvidas de acordo com o Ministério da Saúde. Uma das questões é como ocorre exatamente a atuação do Zika no organismo humano e a infecção do feto. Em análise inicial do governo, o risco está associado aos primeiros três meses de gravidez.

Fonte