Procedimentos e Orientações – Controle de Roedores

Dentre as espécies de roedores existentes, três são extremamente adaptadas a sobreviverem nas grandes cidades e áreas fabris, as ratazanas, ratos de telhado e camundongos.

Ciclo Biológico Resumido

Ratazanas –  Vivem até dois anos. Atingem a maturidade sexual aos 3 meses. As fêmeas acasalam-se com diversos machos parindo de 8 a 12 filhotes após 21 dias de gestação. É o roedor urbano de maior parte, vivendo em tocas perfuradas no chão ou em locais protegidos junto a muros ou estruturas de concreto.

Ratos de forro – Vivem até um ano e meio. Tem período de gestação igual ao das ratazanas e são ligeiramente menores que elas. Vivem  em ninhos longe do solo, nos forros e sótãos e em vãos de telhados.

Camundongos – Vivem em torno de um ano. Maduros sexualmente aos 60 dias , tem um período de gestação de 19 dias parindo em torno de 6 filhotes . Vivem  nas áreas internas das edificações, fazendo seus ninhos no interior de gavetas, armários, motores elétricos e despensas.

Medidas preventivas

– Recolher  restos alimentares em recipientes  adequados, preferenciamente sacos plásticos, que deverão ser fechados e e recolhidos pelo serviço de coleta de lixo urbana.
– Não acumular objetos inúteis ou em desuso.
– Limpar diariamente, ao fim do dia, os locais de refeições e preparo de alimentos.
– Colocar sacos, fardos e caixas sobre estrados com altura mínima de 30 cm, afastados uns dos outros e das paredes , deixando espaçamento que permita uma inspeção por todos os lados.
–  Não utilizar  terrenos baldios ou outras áreas a céu aberto para vazamento de lixo.
– Manter atualizado o registro de aparecimento  de pragas.