Período de férias é ideal para prevenção e controle de pragas

O recesso escolar pode ser encarado como um período de descanso, reavaliação de práticas de ensino e preparação para o próximo período de aulas. É, também, uma época muito propícia para uma atividade essencial, considerando que as instituições de ensino devem atuar de forma preventiva quanto às pragas urbanas: prevenção e controle de pragas.

Como o número de pessoas circulando pelas instalações é bastante reduzido neste período, os trabalhos de vistoria, adequação e combate às pragas são facilitados. Desta forma, as atividades da equipe especializada podem ser feitas com tranquilidade, descartando qualquer risco à saúde de alunos, funcionários e integrantes da comunidade acadêmica em geral.

Refeitórios, salas de aula, bibliotecas, auditórios, laboratórios e ambientes administrativos devem ser observados com muita atenção, por uma equipe treinada. Reparos no piso, telhado e paredes também devem ser executados. Afinal, locais como estes são esconderijos perfeitos para pragas como as formigas, os cupins e as baratas.

O almoxarifado e depósitos devem ser vistoriados, com a substituição das caixas de papelão por materiais sólidos, como o plástico. O papelão é um chamariz de roedores, que preferem este material para os seus esconderijos – especialmente durante o processo de reprodução.

É preciso dedicar especial atenção, ainda, aos reservatórios de água. Além de garantir o bem estar imediato dos que consomem este líquido diariamente dentro da sua instituição de ensino, um reservatório limpo e vedado evita a proliferação de mosquitos incluindo o Aedes aegypti, principal vetor da dengue, febre amarela, zika e chikungunya.

É importante frisar que todos estes esforços na prevenção das pragas urbanas podem ser em vão quando executados por leigos. Conhecimento, experiência prática e especialização podem ser fatores decisivos no controle de pragas urbanas. Por isso, conte com uma equipe qualificada e bem preparada – como a da Uniprag! Entre em contato conosco e proporcione bem estar e segurança para alunos e funcionários durante todo o próximo período letivo.