Controle de Mosquitos

Controle de larvas – Para a obtenção de bons resultados em programas de controle de mosquitos, o controle deve ser direcionado aos criadouros desses insetos.

Quando o esgotamento da água acumulada não puder ser realizado a pulverização regular dos pequenos empoçamentos, galerias de águas pluviais, pneus, bocas de lobo, etc é suficiente para controlar as formas imaturas do mosquito. Nos casos de grandes empoçamentos e áreas com densa vegetação a aplicação espacial com atomizador pode trazer bons resultados.

Controle de adultos –  O controle de adultos como ação independente do controle larval nem sempre traz os resultados  desejados, pois os criadouros podem estar relativamente afastados da área sob controle  e, nestes casos, a eliminação  dos adultos  nessa área não causa impacto significativo, já que levas de novos adultos chegam a todo momento, nascidos em locais não atingidos pelos tratamentos executados. Para o controle de adultos são utilizadas  as técnicas de aplicação espacial com atomizadores, termonebulizadores e nebulizadores a ultra baixo volume (fumacê).