A importância das formigas no meio ambiente.

O desaparecimento das formigas no meio ambiente poderia causar rapidamente a degradação do ecossistema, considerando os serviços que esses pequenos animais, registrados em cerca de 12.580 espécies, são capazes de prestar.

De imediato veríamos o acúmulo de animais mortos no chão, perdendo-se parte da biodiversidade do planeta. Alem disso, as formigas são responsáveis pela dispersão de sementes, processo chamado de mirmecocoria, que leva as plantas a se estenderem pela natureza, o que é essencial para algumas espécies. Outras espécies de plantas necessitam que as formigas sejam atraídas pela sua semente para levar esta semente ao formigueiro, assim as sementes germinam.

Diferente de abelhas, as formigas não voam, mas são também grandes polinizadoras, levando o pólen das plantas e permitindo a fertilização destas.

Se as formigas não existissem, as plantas que fornecem alimento e abrigo como recompensa as formigas  desapareceriam e o efeito do desequilíbrio ecológico seria imediato e ampliado a partir daí.

É importante compreender e termos consciência de que cada ser na face da terra cumpre uma função e sua existência deve ser preservada. “Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante” (Albert Schwweitzer).

Fonte: clique aqui