199 cidades do Brasil estão com alta infestação do Aedes aegypt

De acordo os dados coletados entre outubro e novembro desde ano disponibilizados pelo LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), 199 municípios brasileiros estão em situação de risco de novas epidemias de dengue e outras 655 estão em situação de alerta.

As informações divulgadas pelo Ministério da Saúde considera o grau de infestação do mosquito em 1.792 cidades analisadas meses antes do período esperado de aumento dos casos no país.

Entre as capitais que disponibilizaram dados para o novo levantamento, Rio Branco aparece dentro do quadro de risco devido à infestação do mosquito. Aracaju, Recife, São Luís, Rio de Janeiro, Cuiabá, Belém e Porto Velho são outras sete capitais que aparecem no quadro de alerta.

Outras dez (Boa Vista, Palmas, Fortaleza, João Pessoa, Teresina, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Campo Grande e Curitiba) apresentaram  o quadro considerado como satisfatório, avaliação que corresponde a 928 cidades do país.

Já as capitais Macapá, Manaus, Natal, Maceió, Salvador, Vitória, Goiânia, Florianópolis e Porto Alegre ficaram de fora do levantamento por não enviarem os resultados ao Ministério da Saúde.

Além do Aedes aegypti, transmissor da dengue e zika vírus, o levantamento também identificou a presença de Aedes albopictus, mosquito que pode transmitir chikungunya, em 262 municípios.

Fonte